BRAIP ads_banner

Câmara aprova projeto de novo exame para motoristas obterem CNH | Política

CasaNotícias

Câmara aprova projeto de novo exame para motoristas obterem CNH | Política

Câmara de São Paulo aprova projeto sobre privatização da Sabesp em 1º turno
Congresso aprova projeto de lei que estabelece Plano Nacional em Demência
Anvisa aprova 1º medicamento que promete retardar o avanço do Alzheimer; especialistas comentam

A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que obriga o resultado negativo em exame toxicológico para novos motoristas tirarem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A e B, para carros e motos. Agora, o PL aguarda sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O PL nº 3.965/21 é do deputado José Guimarães (PT-CE) e previa, inicialmente, a destinação de recursos para programas de CNH Social. A emenda que trata do exame toxicológico é do relator, deputado Alencar Santana (PT-SP). Pelo texto aprovado, quem quiser obter a primeira permissão para dirigir, a chamada “carteira de motorista provisória”, deve apresentar resultado negativo no exame toxicológico, que detecta uso de drogas, como:

  • Maconha;
  • Cocaína;
  • Opiáceos;
  • Anfetaminas e derivados.

Os exames podem ser feitos em clínicas médicas nos mesmos moldes dos testes que já são exigidos para motoristas de veículos maiores, como ônibus e caminhões (CNH categorias C, D e E).

CNH para pessoas de baixa renda

O PL também trata do financiamento de programas que fornecem CNH para pessoas de baixa renda gratuitamente.

Com a aprovação do texto, a verba arrecadada com multas de trânsito devem ser direcionadas para financiar projetos de CNH Social, que serão destinados exclusivamente a inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).

Além disso, outro tema aprovado no mesmo texto trata-se da possibilidade de transferir a propriedade de veículos de maneira totalmente online em todo o país.

Essa transferência poderá ser feita com contrato de compra e venda referendado por assinaturas digitais em plataformas dos Detrans estaduais ou da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Fonte: Externa

BRAIP ads_banner