A cidade de Lupércio, na região de Bauru, interior de São Paulo, tem vivido a preocupação do aumento de tamanho de uma cratera aberta na região rural do município, em uma propriedade privada. De acordo com a prefeitura, a erosão tem cerca de 300 metros de comprimento.
Imagens de satélite mostram a extensão da cratera que avança para a área residencial da cidade que tem 3.981 habitantes, segundo dados de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Ainda segundo o executivo municipal, a abertura surgiu em 2007 e foi crescendo com o passar do anos. Atualmente, tem 25 metros de largura e 15 metros de profundidade.
Em nota à CNN, a prefeitura da cidade afirmou que uma obra para solucionar o problema é estimada em R$ 3 milhões. No entanto, ainda pela nota, o município disse reconhecer que não tem “capacidade financeira para arcar com essa despesa sem comprometer outros setores vitais”.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo informou à CNN que mantém conversas com a prefeitura de Lupércio e está à disposição do município para “buscar soluções conjuntas para o problema”. O órgão ressaltou o compromisso em promover o bem-estar da comunidade e garantir a segurança de todos os envolvidos.