7 alimentos aliados contra o câncer
Em estudos, os chamados vegetais crucíferos aparecem como aliados contra tumores
Saiba mais
Evidências
Segundo uma pesquisa publicada no periódico Journal of Food Science, vegetais crucíferos são aliados contra o câncer – trata-se de uma relação que vem de longa data.
Motivos
Esse grupo oferece fibras, compostos sulfurosos, uma substância chamada Indol-3-carbinol, carotenoides e muitas vitaminas – um combo considerado protetor. A seguir, veja quem são os principais representantes dos crucíferos.
Agrião
Um de seus destaques é a concentração de antioxidantes como a vitamina C e os carotenoides. O sabor picante incrementa saladas e sanduíches, entre outras preparações.
Brócolis
Os brócolis estão entre os maiores fornecedores de compostos sulfurosos, precursores do sulforafano. Para aproveitar toda a riqueza, a recomendação é prepará-los no vapor.
Saiba mais
Couve-de-bruxelas
A hortaliça pequenina também oferece compostos de potencial anticâncer, caso dos isotiocianatos. Entra no preparo de saladas, mas serve como acompanhamento de carnes, aves e massas.
Couve-flor
Excelente fonte de fibras, as aliadas do funcionamento do intestino. Uma das receitas mais famosas é a couve-flor gratinada, mas ela fica deliciosa em sopas e cremes.
Couve-manteiga
Muito presente na culinária mineira, a couve pode ser refogada e temperada com alho. Também tem feito sucesso no preparo de sucos verdes, receita que preserva boa parte da vitamina C, um de seus nutrientes de destaque.
Repolho
Uma de suas versões, a roxa, contém antocianinas, grupo de pigmentos de ação antioxidante. Mas o repolho branco também concentra compostos protetores, caso dos flavonoides.
Rúcula
Outra representante da família que é levemente picante. Ela contém luteína e a zeaxantina, dupla de carotenoides que protegem as células de danos oxidativos.
Veja os benefícios da taioba:
Leia aqui