web – amor
3 maneiras de aumentar o nível do ‘hormônio do amor’
Ocitocina faz bem para o corpo todo e pode ser estimulada com ações simples
Leia a reportagem completa
web – amor
Ah, o amor
Se você já se sentiu bem depois de receber um abraço de alguém que ama ou de fazer carinho no seu cachorro, então conhece o efeito da ocitocina. A seguir, conheça mais sobre essa substância.
Questão de química
Conhecida como “hormônio do amor” ou “hormônio do abraço”, a ocitocina é produzida no hipotálamo cerebral e atua como um mensageiro químico. Ela promove sentimentos de amor, vínculo e bem-estar.
web – amor
É para todo mundo
Por estar ligada ao parto, à amamentação e ao vínculo entre mãe e bebê, a ocitocina ganhou fama de hormônio exclusivamente feminino. Mas não é. Homens também têm esse hormônio e seus receptores.
Vantagens da cabeça aos pés
A ocitocina ajuda a baixar a pressão, reduz o estresse, tem ação anti-inflamatória e antioxidante. Também influencia o comportamento sexual, como excitação e orgasmos. E a lista de benefícios ainda vai longe.
Como estimular
Não tem “elixir”, mas é possível aumentar naturalmente a produção de ocitocina. Felizmente, existem muitas maneiras de fazer isso (e sem precisar de abraços). Veja como:
web – amor
1- Cante com vontade
Cantar com outras pessoas pode levar a níveis mais altos de ocitocina no sangue, mostrou um estudo. Além disso, se você cantar sozinho uma música cuja letra ressoe no seu íntimo, poderá obter o mesmo efeito.
Saiba mais
2- Pratique meditação
Estudos mostram que uma sessão de mindfulness está associada a maiores níveis de ocitocina na saliva. Outros apontam que a meditação baseada na compaixão e na gentileza também tem esse poder.
web – amor
3- Faça algo gentil
Um estudo de 2022 mostrou que prestar serviço a outras pessoas, o chamado comportamento pró-social, como ser voluntário em uma instituição de caridade, escola ou centro para idosos, também está associado a um aumento na produção desse hormônio.
web – amor
Agora, conheça outras quatro táticas simples para elevar o hormônio do amor no corpo:
Leia aqui